Cidadania Italiana

. .Estima-se que no Brasil vivam em torno de 20 milhões de descendentes de italianos, sendo que milhares destas pessoas tem procurado os consulados para a obtenção da cidadania italiana, para facilitar o trabalho de quem procura os cosulados, preparamos uma relação do que é necessário para a obtenção da cidadania italiana.

. .Quem tem direito.

. .Todo descendente de italiano tem direito, mas existe alguns impecilios com relação a transmissão pela linha materna.
. .Caso a cidadania seja requerida pela linha materna, somente as pessoas nascidas após 01/01/1948 tem esse direito, pois antes de 01/01/1948 a Itália era reino e só o homem transmitia a cidadania. Depois desta data a Itália passou a ter uma Constituição Republicana onde foi estendido as mulheres o direito de transmitir a cidadania, mas somente para os filhos(as) nascidos após esta data.
. .

. .Documentos necessários

. - Certidão de Negativa de Naturalização do imigrante italiano;
. - Certidão de nascimento, casamento e falecimento do imigrante até chegar a você na linha direta (ex. bisavô - avô (ou avô) - pai (ou mãe) - você).

..Como conseguir os documentos

. .A parte mais complicada deste processo é conseguir a certidão (normalmente a de nascimento) do imigrante, essa certidão deve ser tirada na Itália, na comune (cidade) onde nasceu o imigrante, a imigração italiana praticamento começou em 1880 e foi até mais ou menos 1900, já estamos na 5º ou 6º geração, então dificilmente, a não ser os bem mais antigos, sabem onde nasceu o antepassado que veio para o Brasil.
. .Existem pessoas na Itália que se propõem a fazer estas buscas, mas logicamente cobram por isso.
. .Mas antes de tentar correr atrás da certidão do imigrante, primeiro tente descobrir se alguém do seu ramo familiar já tem a cidadania a partir deste imigrante, assim o processo fica mais fácil, pois é ir no consulado onde foi dada entrada do processo, fornecer o número e dar entrada nos documentos restantes.


. .
Este é um guia bem resumido, mas já dá uma idéia de como conseguir a cidadania italiana.

Documento sem título
Dados da Pesquisa
8452 pessoas divididas em 181
ramos familiares, Esses ramos estão distribuídos pelos seguintes Estados:
ES: 2961 pessoas em 24 ramos;
MG: 267 pessoas em 1 ra
mo;
RS: 3105 pessoas em 67 ramos; e
SP: 2119pessoas em 89 ramos.
dados computados até: 06.05.18
 
Ajude no desenvolvimento desta pesquisa, preencha o formulário e nos informe o nome de seus antepassados.

FORMULÁRIO

Política de Privacidade
 
Links
- Família Valotto
- Família Doro
- Família Milanesi
- Família Zaccaron
- Família Brunelli
- Família Lourenção

Compartilhar

 

Home | Antepassados | Curiosidades | Distribuição do Sobrenome | Imigrantes | Grau de Parentesco | Histórico | Formulário | Lista de E-mail | Contato
Publicidade



 

 

 



Compartilhe este site com teus amigos e parentes